Eficiência e Eficácia

DIFERENÇA ENTRE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

Dois conceitos simples:
. Eficiência – Fazer certo;
. Eficácia – Fazer a coisa certa.

Suponha que o Gerente Publicitário de uma empresa de cartões de crédito tem planos para aumentar o número de associados que se beneficiam com o cartão oferecido.

Procurando atingir um público que pode adquirir o cartão, ele elabora um material que será remetido pelo correio a centenas de residências. Visando comunicar a existência do cartão, as vantagens que este oferece e os benefícios para o associado, elabora uma carta e prospectos contendo fotos e desenhos coloridos. Tudo feito utilizando recursos de computação gráfica.

Centenas de correspondências com este material são remetidos. É esperado um aumento do número de associados em torno de 4% em 2 meses. Passado este período de 2 meses, verificou-se que o número de associados subiu apenas 1,5 %. A idéia da emissão deste material via correio não foi bem sucedida.

Observamos que o Gerente, no momento em que elaborou a carta e os prospectos fez um excelente trabalho. Havia clareza de comunicação, ilustrações e fotos expositivas que complementavam as informações. Utilizou-se papel metalizado com impressões em fotolito. Um trabalho de boa qualidade, porém a idéia não atingiu o objetivo almejado, que seria alcançar 4% no índice de aumento de associados.

Diríamos, então, que o Gerente Publicitário foi eficiente, porém não foi eficaz. Ao montar a carta e os prospectos realizou uma boa tarefa, ‘fez tudo certo’. Apesar de material apresentar boa qualidade, não foi uma idéia que conseguiu atrair o número desejado de novos associados, não atingiu o objetivo. A idéia do envio dessa correspondência não foi ‘a coisa certa a ser feita’ a fim de conseguir 4% de aumento do número de associados. Uma idéia melhor poderia, talvez, fazer anúncios em revistas, jornais, TV, etc.

Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado.

Ao elaborar um material excelente, o Gerente foi eficiente, mas este trabalho não alcançou os resultados esperados, então não foi um trabalho eficaz. Eficiência é fazer alguma coisa certa, correta, sem muitos erros. Eficácia é fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera. É fazer ‘a coisa certa’, ou seja, a coisa que leve ao resultado almejado.

Um administrador, no decorrer de suas atividades, deve alcançar ao mesmo tempo aeficiência e a eficácia. Primeiro seu trabalho deve alcançar o que se espera, ou seja, os objetivos almejados e não deve conter erros demasiados. Deve estar o mais correto possível.

Se o administrador é eficaz mas não é eficiente, ou seja, faz o trabalho certo para alcançar uma meta, mas esse trabalho apresenta diversos erros, então o objetivo tem chances remotas de ser alcançado. Se o administrador é eficiente mas não é eficaz, ou seja, não realiza um trabalho que levará ao alcance das metas e faz esse trabalho com o mínimo de erros, então os objetivos nunca serão alcançados.

eficácia é primordial, imprescindível ao administrador, e a eficiência é desejável. O administrador que é eficiente porém não é eficaz, nunca alcança os resultados, ao passo que, aquele que é eficaz mas não é eficiente, tem chances remotas de atingir bons resultados.

Por fim, o administrador que é eficiente e é eficaz, muito dificilmente deixará de obter os resultados positivos.

Baseado no texto: Conceito de Eficiência e eficácia-Fonte:
http://www.geocities.com/Athens/Atlantis/7763/efic.htm 

Contribuição de Rosicleide Martins
e-mail:rosicleide79@gmail.com

* Os artigos aqui apresentados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: