Polícia Federal, nível médio

PF: concurso para área administrativa em 2012

Após oito anos, a Polícia Federal (PF) está prestes a voltar a realizar um concurso para a sua área de apoio. A expectativa é que a nova seleção, cujo pedido está sendo analisado pelo Ministério do Planejamento, seja realizada no primeiro semestre de 2012. A última aconteceu em 2004.
Para o novo concurso, foram solicitadas 328 vagas no cargo de agente administrativo, de nível médio. A remuneração inicial, já com auxílio-alimentação de R$304, é de R$3.203,97. Poderão concorrer nessa oportunidade aqueles que já possuírem a formação exigida ou que estiverem próximos de concluir o ensino médio, uma vez que a escolaridade só precisará ser comprovada no ato da posse. Será necessário ainda possuir idade mínima de 18 anos na data da posse.
Embora o pedido referente ao concurso para a área administrativa do departamento tenha passado a tramitar em conjunto com as solicitações para a área policial, que estão em vias de serem aprovadas (leia na matéria ao lado), a previsão do diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, é que a autorização do Planejamento venha no primeiro semestre do ano que vem, conforme noticiou o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), após reunião com o comandante do departamento.
Planejamento aprecia 3 mil vagas até março
Ainda de acordo com o que informou em seu site o SinpecPF, o departamento trabalha para que a oferta de vagas possa ser ampliada, o que só deve acontecer caso seja aprovada em tempo hábil a criação das 3 mil vagas previstas no projeto de reestruturação da carreira administrativa da PF, que também está em análise no Planejamento. A pasta deve se posicionar a respeito do tema até o dia 31 de março de 2012.
O projeto propõe a criação de 2 mil vagas de técnico-administrativo (médio) e mil de analista técnicoadministrativo (superior). Além de ser aprovada no Planejamento, a proposta terá ainda que passar pela Casa Civil e pelo Congresso Nacional. Sendo aprovada nessas instâncias, seguirá para a sanção presidencial. Confirmada a criação, o preenchimento das vagas por meio de concurso dependerá novamente do aval do Planejamento.
A criação e o preenchimento das novas vagas têm grande importância, já que, de acordo com a avaliação do sindicato, as 328 vagas inicialmente previstas serão insuficientes para suprir a demanda atual. E de acordo com dados do Planejamento, elas não serão suficientes nem mesmo para repor as perdas dos últimos anos. Desde o fim de 2006, ano em que ingressaram os últimos aprovados do concurso de 2004, o último realizado pelo departamento para a área de apoio, 710 servidores administrativos já deixaram a PF.
Etapas – Caso o novo concurso do departamento siga o modelo da seleção de 2004, os candidatos serão selecionados exclusivamente por meio de provas objetivas.
Confira o programa do concurso anterior para agente administrativo:
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas. 1 Tipologia textual. 2 Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. 3 Significação literal e contextual de vocábulos. 4 Processos coesivos de referência. 5 Coordenação e subordinação. 6 Emprego das classes de palavras. 7 Estrutura, formação e representação das palavras. 8 Ortografia oficial. 9 Pontuação. 10 Concordância. 11 Regência.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA : 1 Sistema operacional Windows. 2 Word 2000 e Word 2002. 3 Excel 2000 e Excel 2002. 4 Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico. 5 Internet Explorer e Outlook Express. 6 Noções de hardware e de software.
ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 Redação de expedientes. 2 Noções de relações humanas. 3 Noções de arquivamento e procedimentos administrativos. 4 Relações Públicas. 5 Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. 6 Constituição da República Federativa do Brasil: organização do Estado, direitos e garantias fundamentais, organização dos Poderes, serviço público, direitos do consumidor.

Fonte: www.folhadirigida.com.br www.iapcursos.com”

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: