Economia

Economia de escala

Por Fernando Rebouças

Organizar e utilizar o processo produtivo para diminuir custos, visando otimizar a qualidade de um determinados produto e elevar o nível de lucratividade para a empresa, esse é um dos principais objetivos que caracteriza a economia de escala, ou seja, quanto mais se produz numa determinada quantidade, menor é o valor do custo de cada unidade produzida. 

economia de escala  ajuda a organizar esse parâmetro de produção no intuito de maximizar todos os fatores produtivos de um determinado bem e serviço. A economia de escala só é possível  quando determinada empresa e indústria possui condições para expandir a quantidade total produzida sem aumentar, paralelamente, o custo de produção.

Nesse raciocínio, o custo médio do produto diminui por meio do aumento da quantidade produzida. Por exemplo, se ao produzirmos 1.000 barras de chocolate temos um custo de 1,00 real por unidade, o custo unitário poderia ser reduzido para 0,50 centavos, caso a quantidade total de barras de chocolate fosse dobrada.

Porém, apesar do exemplo hipotético apresentado no parágrafo anterior, é necessário considerar os fatores produtivos: máquinas, salário de trabalhadores, horas de trabalho, custos fixos, custos variáveis, entre outros fatores que influenciam no aumento da produção. A expansão desses fatores geraria, inicialmente, aumento em investimentos de custos iniciais de produção, mas , a médio e longo prazo, reduzi o custo médio do produto.

A economia de escala só é possível aliando ritmo de trabalho com correto direcionamento de capital. Consideramos que o custo fixo inicial é difundido no crescente número de unidades produzidas, nas empresas maiores que possuem condições de investir um custo fixo inicial maior, estas conseguem uma vantagem concorrencial com maior facilidade em comparação às outras de menor porte.

A economia de escala favorece grandes empresas e a implementação do monopólio. Mas as empresas menores também podem se favorecer da economia de escala, desde que encontrem insumos e prestadores de serviços que ofereçam qualidade e menores custos para os seus processos de produção.

A economia de escala é favorável quando a expansão da quantidade produzida, mesmo causando elevação dos custos totais, é menor do que o custo do produto resultando na queda dos custos de produção a longo prazo, por meio da maximização de todas as condições e fatores de produção. A economia de escala é um dos principais quesito concorrenciais que oferecem o melhor custo com a melhor qualidade.

Fontes:
http://www.portal-gestao.com/slideshow/management/item/6202-o-que-s%C3%A3o-economias-de-escala?.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_escala

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: