Mudanças

As mudanças são classificadas da seguinte forma:

  1. mudanças residenciais;
  2. mudanças comerciais;
  3. mudanças industriais;
  4. mudanças interestaduais;
  5. mudanças internacionais.

Para realizar uma mudança é preciso seguir algumas orientações para que ela não se transforme em um pesadelo.

  1. Escolher a empresa de mudanças: você pode pesquisar na internet, pois há inúmeras empresas e pela internet, você já conhece o site da empresa, inclusive pode fazer orçamentos online.
  2. É importante averiguar a idoneidade da empresa de mudanças e conhecer sua estrutura, ou seja, saber se fazem mudanças de todos os portes.
  3. Verificar se os caminhões estão em bom estado e com documentação em dia.
  4. Verificar se fazem algum tipo de seguro para sua mudança (em caso de roubo ou danos).
  5. Verificar se oferecem embalagem e se os próprios carregadores embalam a sua mudança.

As empresas de mudanças geralmente fazem seguro, no caso de terem que transportar objetos de valor ou obras de arte.

MUDANÇAS RESIDENCIAIS

As mudanças residenciais devem ser planejadas para que não haja surpresas…

Se você for mudar para apartamento, certifique-se bem dos horários em que pode ser feita a mudança, se o edifício tem elevadores ou não (alguns edifícios antigos e de poucos andares, não possuem elevadores) e todas as regras relacionadas à mudança. Com estes dados em mãos, informe-os à empresa de mudanças, para que eles analisem a melhor forma de realizar a mudança sem contratempos e assim eles poderão lhe passar um orçamento de acordo com o procedimento que será utilizado para transportar e descarregar sua mudança.

É bom ter uma noção básica de como será a distribuição dos móveis na casa nova. Desta forma, você não terá que se preocupar em ficar levantando e arrastando móveis à toa, com o risco de estragar seus móveis ou até mesmo o piso da casa nova.

Uma dica que facilita bastante a organização, é etiquetar as caixas, informando onde deve ser colocada ( se é na cozinha, banheiro, sala, etc).Em caso de Objetos frágeis e delicados, marque esta informação na caixa.

Desta forma, sua mudança será mais tranquila e você poderá se organizar de forma rápida e usufruir da sua nova casa.

MUDANÇAS COMERCIAIS

As mudanças comerciais são muito parecidas com as mudanças residenciais. Transporta-se móveis do escritório, documentos e equipamentos eletrônicos.Basicamente, as mesmas recomendações são necessárias para uma mudança tranquila.

  1. Etiquetar caixas, móveis e equipamentos (identificar as mesas,cadeiras e computadores de cada funcionário facilita muito o processo de mudança);
  2. Se possui dados importantes no computador, faça backup antes (durante o processo de mudança podem ocorrer avarias que corrompam seu HD);
  3. Estar alguém presente no local novo, para poder orientar como distribuir os móveis do escritório.
  4. Certifique-se de que tudo foi guardado e está pronto para ir para o novo escritório;
  5. Verifique o horário que é permitido realizar a mudança (tanto no atual quanto no futuro endereço).

MUDANÇAS INTERESTADUAIS

Se uma mudança para outra casa já dá trabalho, imagina mudar-se para outro estado do país?

Além das recomendações básicas, neste tipo de mudança, deve-se ter um planejamento melhor, afinal, dependendo da distância do estado, sua mudança pode levar dias para chegar.

A empresa de mudanças que se responsabilizará por todo este processo deve ser bem capacitada a fazer mudanças para outros estados. Seus caminhões devem ser robustos e adequados para levar a mudança, pois afinal uma mudanças dessas pode demorar muitos dias para chegar até seu destino final.Lembrando, que a documentação do motorista e do veículo devem estar em dia, para que não haja problemas com a fiscalização.Além disso, o caminhão deverá estar com a manutenção em ordem, pois as estradas do país não ajudam muito os motoristas e podem ser perigosas.

Ao planejar uma mudança interestadual,você deve conscientizar-se de que pode demorar alguns dias para o caminhão de mudanças chegar ao seu endereço final.Muitas vezes é necessário ir com o carro da família para levá-lo para o endereço novo. Se o estado for muito longe, é necessário verificar com antecedência quantos dias essa viagem vai durar. Pode ser necessário ficar em um hotel durante o percurso e para isso é importante fazer reservas antecipadas em um hotel ou em uma pousada, para que não haja contratempos e não encontrar um local para descansar.

Se você e sua família optarem por viajar de avião e o carro for despachado por transporte,procure reservar as passagens antecipadamente. O carro terá que ser segurado pela empresa de transportes que fará esse traslado. Se a empresa de mudanças for a responsável pelo envio do carro, eles estão aptos a calcularem o seguro correto para esse evento e providenciar todas as documentações necessárias.

Mudanças interestaduais são mais caras devido à todas providências que devem ser tomadas.

Entre os gastos estão as despesas com hotel, viagem, pedágios, e extras que podem acontecer em se tratando de mudanças muito distantes entre o ponto de saída e o ponto de destino.

Lembrando também que a família deve se preparar para chegar antes da sua mudança, pois como dissemos, a mudança pode levar dias para chegar em seu novo destino, e na casa nova, você não terá seus eletrodomésticos, comida, eletrônicos, etc.

MUDANÇAS INTERNACIONAIS

As mudanças internacionais devem ser feitas por empresas especializadas, pois praticamente tudo será resolvido por eles, já que é um processo um pouco complicado e trabalhoso.Porém, as empresas de mudanças internacionais já estão acostumadas a este trabalho e podem resolver tudo trazendo-lhe tranquilidade.

Você deve providenciar todos os documentos necessários e que sejam pedidos pela empresa de mudanças.
As questões que envolvem  datas, documentações, passagem pela alfândega, liberação dos bens e mobiliário, será feito pela empresa de mudanças, através de um representante legal. Essas empresas de mudanças possuem agentes que trabalham em vários países e são a “ponte” entre o cliente e as autoridades legais.

No caso de sua mudança ser por motivos profissionais, é mais fácil o processo de chegada num país diferente, porque a autorização necessária para que isso ocorra vai ficar a cargo da empresa que o está recrutando para o novo país.
Em caso de mudanças feitas por conta própria, elas exigem mais cuidados. Há países que só aceitam novos moradores se houver um emprego já acertado, por exemplo.

Uma dúvida que preocupa quem vai se mudar para o exterior é se haverá cobrança de impostos ao se entrar com mudancas vindas do exterior ou saindo daqui para fora.A 1ª dica é estar ciente que a “bagagem desacompanhada” não é taxada.Aliás, você sabe o que se enquadra nesta bagagem?

É o mobiliário, de alguém que esteja entrando ou saindo de um país, com uma mudança é considerada “bagagem desacompanhada. Não é taxado de impostos extras, além dos já cobrados. Utensílios domésticos, mobiliário, roupas em geral, sapatos, livros, produtos de beleza, equipamentos que sejam necessários para a profissão exercida; ferramentas, máquinas, entre outros que serão identificados pela empresa de mudancas que irá lhe orientar melhor sobre as taxas.

Outros itens como carros, motos, embarcações, bebidas, cigarros, bens comprados no free shop, assim como quaisquer elementos em um número grande, que sejam considerados como bens que não sejam para  consumo próprio, e sim para negociação, serão taxados em seu desembarque.

Assim, é importante lembrar de que na hora das mudanças deve-se trazer ou levar apenas o que realmente fizer parte do mobiliário e dos bens que possua dentro de seu lar para não haver surpresas na alfândega e pagamento de impostos extras.

Apesar de inúmeros trâmites legais e documentações exigidas, as mudanças internacionais são feitas com tranquilidade, desde que se contrate uma empresa séria que esteja preparada para resolver qualquer imprevisto que possa acontecer durante o processo de mudança.

Além disso, o empacotamento, embalagens, logística do transporte até o porto ou aeroporto, e o transporte de toda a mudança quando chegar ao seu destino, é feito pela empresa de mudanças.Você não precisará se preocupar com nada disso.As empresas de mudanças internacionais são responsáveis pela sua mudança desde o ponto de partida até o destino final da mudança.

MUDANÇAS INDUSTRIAIS

As mudanças industriais exigem muito trabalho e habilidade, afinal são encarregadas de transportar equipamentos grandes e geralmente de grande valor.Nenhuma empresa quer colocar seu patrimônio em risco, por isso, analisa bem se a empresa fornece todo tipo de transporte e respaldo caso haja danos em seus equipamentos.

As empresas de mudanças industriais, geralmente são responsáveis por todo setor de transportes de máquinas, equipamentos pesados, cargas e descargas.Oferecem ainda serviços de empilhadeira, armazenamento temporário de cargas, armazéns cobertos e a céu aberto para que você possa guardar seus equipamentos provisoriamente, caso seja necessário.

Além disso, realizam serviços de içamentos, remoções,carregamentos, descargas,cargas, auxílio à montagens e os mais variados tipos de cargas como máquinas industriais, transformadores, autos, pallets diversos, mármores, granitos, postes,geradores,containers, caldeiras, tornos, empilhadeiras e outros equipamentos.

Também costuma-se contratar uma empresa de mudanças industriais para transportar equipamentos e máquinas para feiras e eventos.

Este tipo de mudança torna-se mais comum a cada dia, já que novos equipamentos surgem com a tecnologia avançada e as indútrias também crescem muito em nosso país.

Muito além dos serviços de mudanças, algumas empresas ainda oferecem serviços de Guarda Móveis.

Trata-se de depósitos ou armazéns, especialmente adequados para a armazenagem dos seus móveis.

É muito utilizado por pessoas que vão mudar ou reformar a casa/apartamento ou até mesmo para quem vai viajar e quer deixar seus bens protegidos.

Também é indicado para quem não tem espaço em casa e quer dar uma “aliviada” no ambiente do lar.Cada vez aumenta mais o número de pessoas que mudam de casas para apartamentos, o que aumenta a necessidade de se desfazer de móveis e outros objetos.No entanto, alguns destes objetos e móveis possuem valor sentimental e é aí que o guarda móveis surge como solução para seu problema.

Muitas empresas também utilizam empresas de armazenagem, para armazenar documentos e arquivos que não são mais utilizados pela empresa (arquivo morto), mas que é necessário guardar, como previsto em nossa Legislação.

Além de guarda móveis e guarda documentos,há também guarda mercadorias, guarda estoque, guarda arquivo morto,guarda livros…ou seja, o que você precisar guardar, é só procurar por empresas de storage, que eles resolverão seu problema de falta de espaço.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: