Paradoxo x Ortodoxo

paradoxo: são duas coisas contraditórias no mesmo contexto. Exemplo de paradoxo: “o trânsito está parado”. Ora, para ser trânsito não pode ser parado e se é parado não é trânsito, mas o que mais se ouve do trânsito de São Paulo é essa frase paradoxal: “o trânsito está parado”.

Paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade. É uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que mesmo opostas no sentido vão se fundir num mesmo enunciado, é uma declaração que aparentemente é verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica, ou que contradiz a intuição comum. A identificação de paradoxos tem auxiliado o progresso da ciência, matemática e da filosofia.

Paradoxo vem do latim e do grego. O prefixo “para” quer dizer contrário a, ou oposto de, e o sufixo “doxa” quer dizer opinião. O paradoxo muitas vezes depende de uma suposição da linguagem falada, visual ou matemática, porque modela a realidade descrita.

Os paradoxos ditos verídicos produzem um resultado absurdo embora seja demonstrado como verdadeiro. Os paradoxos falsídicos mostram um resultado que parece falso como também é falsa a demonstração. – Todos os cavalos são da mesma cor. Num conjunto onde contem um único cavalo, todos os cavalos são da mesma cor.

Um paradoxo, que não é verídico nem falsifico pertence à classe da antinomia, que é uma declaração que chega a um resultado auto-contraditório, aplicando meios de raciocínio aceitáveis.

Ortodoxo:Ortodoxo é aquilo que segue à risca o que diz uma palavra ou regra. Orto – correto ou direito

__________________________________________________________________________

Mais:

É a autêntica religião cristã pregada pelo Nosso Senhor Jesus Cristo, transmitida pelos Apóstolos aos seus sucessores e aos fiéis e preservada zelosamente na sua pureza pela Igreja Ortodoxa através dos séculos.
É a doutrina certa e justa, compreendida, sem reduções nem acréscimos, nas Sagradas Escrituras, na Tradição e nos Sete Concílios Ecuménicos.
É a doutrina ensinada e pregada pela Igreja Ortodoxa para glorificar a Deus e salvar as almas, segundo a vontade de Cristo.
Chama-se ORTODOXIA a doutrina que observa os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, reverenciados e transmitidos pela Igreja Ortodoxa.

Ortodoxo: (cs), adj. Conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira

Assim sendo, emtodas as classes ou seguimentos,aquele que segue à risca o que está escrito na norma de sua conduta é chamado de ortodoxo.

Pode-se aplicar o termo a qualquer ramo, desde a religião até a ciência.

Quando ouve-se, por exemplo, falar na igreja ortodoxa, significa que essa denominação segue à risca aquilo que era a regra e não se desviou de um caminho que era ensinado. Inclusive o motivo da existência da igreja ortodoxa foram os caminhos fora da doutrina apostólica que estavam sendo aceitos pela igreja romana. Os cristãos do oriente não aceitaram essas deturpações da doutrina original (a principal seria a aceitação de imagens para culto) e se separaram.

___________________________________________________________________________

Mais:

Ortodoxo é o indivíduo que segue rigorosamente qualquer doutrina estabelecida, cristalizando paradigmas inspirados em uma fé cega, que professa os padrões e normas estabelecidos, tradicionais dos pontos fundamentais de uma doutrina religiosa, apresentados como certos e indiscutíveis, cuja verdade se espera que as pessoas aceitem sem questionar.
Ortodoxia é o caráter ou condição de ortodoxo, a conformidade absoluta com um certo padrão, norma ou dogma, a interpretação, doutrina ou sistema de pensamento implantado como único e verdadeiro por um segmento religioso, politico ou filosófico. Refere-se também à intolerância com relação ao que é novo e diferente.
Fico grato se pude ajudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: