MBA ou Mestrado

MBA ou mestrado profissional? Saiba como optar

11 de junho de 2008 • 13h32 • atualizado às 13h32

A chance de crescimento profissional é maior quando se investe na continuidade da formação acadêmica, e a decisão pelo curso varia conforme o objetivo do aluno. É consenso entre os especialistas de recursos humanos que, o profissional tem mais chances de chegar a um cargo de comando em uma empresa se investir em um curso de MBA (Master Bussiness Administration) ou em um mestrado profissional. Já para aprofundar conhecimentos práticos e melhorar o desempenho, o melhor caminho é um curso específico, enquanto o mestrado acadêmico e doutorado são mais indicados para quem deseja seguir a carreira em universidades e centros de pesquisa.

» Dicas para validar a pós feita no Exterior

Se o seu plano é ser executivo, diretor e até presidente de uma empresa, a decisão deve ser entre um MBA ou um mestrado profissional, que no Brasil são cursos distintos. Enquanto nos Estados Unidos o MBA concede o título de mestre, no Brasil o aluno de MBA recebe apenas um certificado de conclusão. No País, o curso é classificado como lato sensu e não passa pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Somente o mestrado (profissional ou acadêmico) dá o diploma de mestre, pois é considerado stricto sensu e passa pela aprovação da Capes.

Mas afinal, qual é mais apropriado? Depende do que pretende o aluno em sua profissão, pois mesmo que grande parte dos cursos de mestrado profissional seja na mesma área de alguns MBAs, há algumas diferenças importantes.

A opção por MBAs é mais indicada quando o aluno quer atender às demandas de mercado, já que esses cursos têm a finalidade de formar profissionais em setores onde a mão-de-obra é escassa ou sem as qualidades necessárias.

Já o mestrado profissional na área de administração é o MBA na acepção norte-americana do termo. Com foco em pesquisa, pode ter resultados menos objetivos do que procuram as empresas. “Mas o que a princípio seria uma desvantagem do mestrado pode se tornar um grande diferencial ao profissional”, diz o gerente de comunicação do Grupo Soma, Paulo Ishimaru.

Além de abrir portas na carreira acadêmica, o mestrado e doutorado podem facilitar a busca pela vaga em empresas que procuram constante inovação em seus serviços e produtos. “Em todos os casos, MBA ou mestrado, o profissional deve se focar em objetivos específicos e claros para que essas informações possam contribuir efetivamente em suas carreiras, seja na iniciativa privada ou acadêmica”, defende o executivo. Ele diz que é necessário planejar e definir com cuidado as metas pessoais, financeiras e profissionais, levando em conta fatores como tempo, investimento, satisfação, desafio e conquista.

Se a opção for pelo mestrado, vale acessar o site da Capes (www.capes.gov.br) para conferir a avaliação do curso. Os MBAs não são avaliados, mas indicadores seguros da regularidade do curso são a prova do credenciamento institucional e a declaração de que o curso atende os requisitos enumerados pela Resolução CNE / CES nº 001/01. Outras informações podem ser consultadas na Secretaria de Educação Superior ¿ SESu (http://portal.mec.gov.br/sesu/).

Também é importante verificar a grade curricular dos MBAs, alerta o professor Gutenberg de Araújo Silveira, diretor do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Nem sempre o título conferido ao curso reflete o conteúdo a ser trabalhado. Fique atento aos seguintes itens: carga horária, modularização (divisão das disciplinas por semestre), seqüenciamento das disciplinas e atualização dos conteúdos.

Para quem já possui um MBA ou outro tipo de especialização, o professor Gutenberg considera que não é necessário fazer uma nova especialização do mesmo gênero. Às vezes, é mais indicado um curso de capacitação. São cursos de pós-graduação com duração menor do que os convencionais, mas não menos eficazes, e que podem oferecer um aprendizado específico de ferramentas e técnicas. Outras dicas do professor Gutenberg:

– Verifique a experiência e a titulação do corpo docente. Desta forma, é possível ter uma noção mais precisa da qualidade do curso oferecido pela instituição.
– Busque informações sobre os padrões de qualidade da escola e compare a outras instituições.
– Procure saber se a instituição é reconhecida pelo mercado acadêmico e profissional.
– Confira a produção acadêmica dos professores e alunos da instituição e pergunte a profissionais da sua área de atuação sobre como observam o curso e a instituição de seu interesse.

Redação Terra
Mais matéria sobre o assunto.
_________________________________________________________________________
05/02/2009 – 10h15

Entenda as diferenças entre mestrado, doutorado e especialização

da Folha Online

O que é melhor: fazer uma especialização ou um mestrado? Qual é a diferença entre “Lato sensu” e “Stricto sensu”? Devo apostar em um mestrado profissionalizante ou acadêmico?

Reprodução
Livro ensina a planejar custos da educação e traz informações sobre cursos
Livro ensina a planejar custos da educação e traz informações sobre cursos

Estas e outras dúvidas que permeiam a cabeça das pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos após a universidade são respondidas pelo livro “Como Planejar a Educação” , da “Série Sucesso Profissional Finanças Pessoais”, da Publifolha.

Veja abaixo trecho do livro sobre a pós-graduação.

*

PÓS-GRADUAÇÃO: MESTRADO, DOUTORADO E ESPECIALIZAÇÃO

Importante passo na vida de qualquer pessoa, atingir o mais alto grau da educação formal no Brasil é um grande desafio. Para ter uma idéia, o número de alunos matriculados no mestrado e doutorado não passa de 0,51% da população.

Diferenças

Os cursos de pós-graduação no Brasil são divididos em dois grupos:
Lato sensu – Estão classificados neste grupo os cursos de extensão/ aperfeiçoamento e os de especialização.
Stricto sensu – São os cursos de mestrado profissionalizante, mestrado e doutorado.

Os índices

A partir de 1991, houve um crescimento do número de alunos no mestrado e doutorado, atingindo um total de aproximadamente 87 mil matrículas. Nos últimos 15 anos, o volume de estudantes matriculados no mestrado cresceu quase 80%, enquanto no doutorado as matrículas triplicaram.

Dissertação e Tese

Dissertação – Estudo aprofundado sobre um campo do saber.
Tese- Estudo que deve trazer algo de novo para um campo do saber, como, por exemplo, uma nova teoria ou um novo tratamento de doenças.

Mestrado Profissionalizante

Curso menos teórico que o acadêmico e voltado para o mercado de trabalho. O aluno deve apresentar uma dissertação – monografia – em forma de projeto ou estudo de caso para obtenção de titulação.

Mestrado Acadêmico

Pós-graduação voltada para o ensino e a pesquisa. Oferece o título de mestre em determinado campo do saber, portanto é um curso direcionado para quem deseja lecionar. São cursos que exigem proficiência em outra língua, além do português, usualmente o inglês. Para obtenção do título é necessária a preparação de dissertação.

Doutorado

Curso voltado para a formação de pesquisadores, dedicado exclusivamente à vida acadêmica e que busca o aprofundamento intenso em determinado campo do saber. Para obtenção do título é obrigatória a defesa de tese.

Custos da Pós-Graduação
Os cursos de mestrado ou doutorado são oferecidos pelas instituições de ensino mais tradicionais do mercado. Há opções tanto em escolas públicas quanto particulares. As escolas públicas não cobram pelo curso, enquanto nas escolas particulares os valores variam entre R$ 300 e R$ 900, dependendo do número de créditos cursados. Mas fique atento: algumas instituições fornecem bolsas de estudo.

Formação de Ponta

Há diversos cursos de Master in Business Administration no Brasil, mas nem a qualidade e o reconhecimento variam muito entre eles.

Ganhos

Observando-se os dados dos dez melhores MBAs brasileiros, verificamos que a média salarial dos participantes subiu algo como 33% depois de concluído o curso.

MBA à Brasileira

São cursos de especialização em administração de empresas que buscam a ampliação dos conhecimentos diretamente aplicáveis aos negócios. A sigla MBA vem do nome em inglês Master in Business Administration, mas não se engane, esses cursos são do tipo lato sensu. Algumas entidades oferecem como complemento ao currículo do MBA parcerias com instituições estrangeiras, proporcionando um período de estudos fora do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: