Vibrafone

O Vibrafone, ou Vibráfono para alguns, é um instrumento de Percussão, que se define como de altura definida ou de som determinado.

Foi inventado por volta de 1915 e, tecnicamente, foi baseado no Xilofone, com algumas modificações.

A placas de madeira foram substituídas por lâminas metálicas com afinação, em número de trinta. Nos tubos de ressonância (um para cada lâmina metálica) foram instalados, em seus interiores, pequenos ventiladores elétricos. A finalidade destes ventiladores é fazer com que o volume do som produzido seja aumentado, criando ainda um agradável vibrato, que pode ser mantido por longo tempo.

Foi, ainda, inovada a instalação de abafadores, que atuam sob as lâminas, a fim de regular o tempo dos vibratos. Estes abafadores são acionados através de um pedal.

O Vibrafone é tocado com duas, três ou quatro baquetas, podendo produzir os acordes desejados. As baquetas, por sua vez, possuem cabeças que podem ser revestidas de lã, borracha ou outro material.

O instrumento apoia-se sobre uma estrutura, geralmente sobre rodízios.

A extensão normal de um Vibrafone de trinta lâminas é de duas oitavas justas e uma quinta justa, havendo, no entanto, Vibrafones de três oitavas justas.

As partituras musicais para o Vibrafone são escritas na Clave de Sol e na Clave de Fá na quarta linha.

O Vibrafone apresenta um timbre cristalino, poético e surpreendente. O seu vibrato é perfeito, reproduzindo-se como ondas sonoras bem desenhadas.

O Jazz abriu um espaço importante para este belíssimo instrumento musical e que foi muito bem aproveitado por excelentes vibrafonistas.

Ao falar-se em Vibrafone, um nome imediatamente assoma à nossa mente: Milt Jackson, que alcançou com o instrumento uma grande profundidade técnica e emocional. Porém, o Vibrafone atraiu outros grandes nomes, de excepcional valor. Para conhecê-los, basta consultar a Seção Galeria.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: