O Rio Roosevelt, Também Rio da dúvida

O Rio Roosevelt, também conhecido como “Rio da Dúvida“, fica localizado nos Estados de Rondônia, Mato Grosso e Amazonas. Até o início do século passado, o rio não existia em nenhum mapa do Brasil, por isso seu nome (ele nunca havia sido explorado e não se sabia para onde suas águas corriam, tampouco o que havia na região que cruzava). O mistério sobre suas origens terminou em 27 de Fevereiro de somente em 1914, quando um sertanista brasileiro (Marechal Rondon) e um grande ex-presidente dos EUA (Theodore Rooselvelt) percorreram sua extensão de ponta a ponta ao longo de 60 dias.

Um motivo principal para uma visita recente da mina para Londres foi mais pesquisas sobre a exploração e mapeamento da Amazônia. A Sala de Mapas e Arquivos da Royal Geographical Society são mais fáceis de acessar em pessoa do que da costa oeste do Canadá – não obstante o melhor da cooperação do pessoal da Sociedade.

Em particular, eu queria inspecionar alguns mapas produzidos para RGS oficiais publicações periódicas, tais como Jornal da Royal Geographical Society e The Journal geográfica, no auge da expansão vitoriana e exploração global. Alguns desses sinais importantes sobre a rota para o conhecimento geográfico de partes remotas do mundo ainda estão disponíveis para venda. Mas como eles ainda não parecem ter atraído a atenção do público mapa coleta que eles merecem.

Durante 1993-94 David McNeill no RGS assumiu a tarefa de resolver os setenta e oito caixas de um tesouro de mapas que se acumularam no último século e meio. Ele gravou em exemplos da sala do mapa de computadores de mais de 1400 diferentes mapas, ilustrações e diagramas, que tinham sido armazenados de forma insatisfatória e, às vezes extraviado. Os itens sobreviventes datado a partir de um gráfico de 1832 de Paumbaum no Golfo de Manar, Índia, a um mapa da Península Musandam na Arábia feita pela expedição RGS em 1973.

Mapa do trajeto do Rio Roosevelt, Estados de Rondônia, Mato Grosso e Amazonas

A maioria dos mapas foram produzidos para acompanhar os relatos de exploradores e expedições nas publicações do RGS e que tinha sido impresso em quantidades deliberadamente em excesso das que são necessárias para dobrar e costura para a revista. Desta forma um estoque de “mapas planos” foi disponibilizado para as pessoas interessadas para comprar. De alguma forma, tanto o conhecimento de sua existência e disponibilidade deriva na escuridão além da venda ocasional de um novo membro da Sociedade.

_____________________________________________________________

Documentário Roosevelt Rondon “A EXPEDIÇÃO” – Parte 01


Eles agora são gravados em um banco de dados de computador no quarto do Mapa, ordenadas por localização, região, data, autor e detalhes de impressão. Os estoques de alguns deles são iguais ou inferiores que considerado necessário para as necessidades de arquivamento, mas o superávit foi disponibilizado para venda com preços entre £ 1 e £ 60. Francis Herbert, Curador de Mapas (que iniciou este projecto e que todos os preços deles), identificou alguns itens uncaptioned e relatórios que as vendas já contribuiu com quase R $ 25.000 a cofres da Sociedade.

Um dos mapas que procurava gravou uma expedição marco, tanto quanto eu estava preocupado. Enquanto ele fez uma contribuição valiosa para o mapa da bacia amazônica, era de uma importância ainda maior para a história como um todo, devido à importância dos participantes.

Essa jornada foi o marco Roosevelt-Rondon Expedição Científica de 1914. O mapa que me interessava acompanhado conta o coronel Theodore Roosevelt para os RGS, apresentados em pessoa alguns meses após a sua conclusão e publicado na edição de fevereiro da revista. Eu conhecia a história da expedição; como Roosevelt, acompanhado por seu filho Kermit 25 anos de idade e um grupo de cientistas do Museu Americano de História Natural, foi tomada sob a asa de um renomado explorador brasileiro e campeão antecipado dos povos nativos, o coronel Cândido Rondon do Corpo de engenheiro no exército brasileiro. A equipe de pesquisa, liderada por Rondon, já havia descoberto as cabeceiras de um curso de água potencialmente importante. Uma vez que nem eles nem ninguém sabia onde ele surgiu, chamou-Rio da Dúvida.

_____________________________________________________________

Documentário Roosevelt Rondon “A EXPEDIÇÃO” Parte 02


Em um belo exemplo de “parecia uma boa idéia, no momento em que” as autoridades brasileiras propuseram que Rondon escolta norte-americanos por esse rio mistério. Roosevelt, que recentemente completou o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, aceitou. Com seu “falar baixinho, mas carregam uma grande vara” bravura, o coronel Roosevelt cortar uma heróica, a figura de durão toda a América Latina – onde o machismo em um líder foi muito admirado. No entanto, a imagem de um homem envolto em seguida em seu mid-fifties, grossa na cintura, fora do estado, e com um problema no coração, sua visão enfraquecida por anos de trabalho em papel, secretária-vinculado no Salão Oval.

Fonte: http://historiografiamatogrossense.b…lt-rondon.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: