QUER SUCESSO PROFISSIONAL? DESENVOLVA A INTUIÇÃO

QUER SUCESSO PROFISSIONAL? DESENVOLVA A INTUIÇÃO

Ela tem sido responsável pela realização de mudanças na estratégia de empresas bem-sucedidas e na carreira de grandes profissionais.

Por Ricardo Melo

Imagine-se naqueles dias em que nada dá certo! O planejamento “furou”, os relatórios atrasaram, o cliente deu “o bolo” e todas as suas expectativas ficaram comprometidas. E, para intensificar o desafio, seu humor está péssimo. De repente, você se lembra de todas as matérias que leu na VOCÊ S/A a respeito de como lidar com o estresse ou imprevistos. Então senta em um cantinho da sala com a porta fechada, coloca uma música tranqüila, fecha os olhos e começa a fazer um trabalho de relaxamento. No início é estranho, você pensa se realmente aquilo vai funcionar ou se é mais um modismo. Em minutos, seu corpo começa a relaxar, a dor de cabeça a diminuir e uma suave sensação de tranqüilidade toma conta de você. Sente que entrou no olho do furacão que é calmo e sereno! E, para completar, a melodia é tão suave e agradável que você quase dorme e quando está preste a adormecer, dá um salto com olhos arregalados e diz para si mesmo: “Como não pensei nisso antes?” E todo o furacão é desfeito com uma pequena atitude que estava na sua frente e você ainda não tinha notado!

A essas idéias, que parecem “brotar” em instantes de grande tensão, chamamos de intuições ou “insights”. Elas têm sido responsáveis pela realização de grandes mudanças nas estratégias de empresas bem-sucedidas e na carreira de grandes profissionais. O que antes era tido como algo sobrenatural hoje passou a ser visto como um talento que pode ser desenvolvido. O talento de ter intuições, um detalhe que faz diferença! E como sabemos que os detalhes definem os jogos de futebol, os casamentos e o sucesso na carreira, vamos sintetizar algumas dicas para aumentar sua propensão a estar receptivo a receber ou perceber esses insights. Acompanhe:
1. Durma com o problema: É isso mesmo! Quando tiver tentado a fazer de tudo para resolver uma dificuldade e não conseguir, experimente ver um bom filme e dormir tranqüilamente. Não é fácil se desligar, mas normalmente após um excelente noite de sono a mente está bem mais arejada. E apta a perceber soluções para resolver as situações complexas do dia anterior.

2. Relaxe: Por mais difícil que seja, tente relaxar. Inúmeras pesquisas, além do senso comum, já observaram que as intuições gostam de aparecer em mentes tranqüilas. O nível de receptividade aos insights é inversamente proporcional a seu nível de tensão. Quanto mais tenso, menos intuições.

3. Faça um mapa mental: Coloque no papel tudo o que lhe incomoda. Estruturar a nossa dificuldade no papel é ajudar a mente a “desabafar” e deixá-la como uma observadora privilegiada do processo. É o que chamo de visão de helicóptero. Crie um mapa mental: escreva em um círculo o ponto central do problema e dele comece a traçar os pontos relacionados a situação. No final, temos uma boa visão sobre quais fatos favorecem e quais desfavorecem a solução do ponto central. Ao estabelecer essas diferenças no papel, damos a nossa mente maior chance de criar e intuir!

É claro que não há fórmulas mágicas. Mas lembrar que Albert Einstein tocava violino em momentos de tensão para depois resolver suas complexas equações e Thomas Edson cochilava quando sentia uma dificuldade qualquer, nos mostra que nós também podemos, aos poucos, construir nossas estratégias para desenvolver a habilidade de ter intuições!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: