VOU PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO. E AGORA?

VOU PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO. E AGORA?

Uma ENTREVISTA DE EMPREGO é sempre um momento especial. Mesmo para os candidatos mais preparados, é comum e compreensível que se fique nervoso, já que a ansiedade é um ingrediente que normalmente influencia o comportamento.

Embora sendo natural, a ansiedade não deve ser encarada com preocupação significativa. O problema está no fato de que temos a tendência de ampliar este estado e ao invés de controla-lo, permitimos que o mesmo se transforme em insegurança. Isso sim pode ser bastante prejudicial antes e durante a entrevista.

A seguir, apresento algumas dicas que podem contribuir para formar e transmitir uma imagem segura e positiva ao profissional incumbido de realizar a entrevista:

• Anote corretamente e re confirme todas as informações da entrevistas: dia, horário, local, departamento e nome das pessoas que deverá contatar.
Procure saber mais sobre a empresa: qual sua atividade, quais são seus concorrentes, como anda seu segmento de mercado e qualquer outra informação que possa julgar útil para usar na entrevista.

• No dia anterior ao da entrevista, procure repousar cedo, de forma que acorde bem disposto e com o corpo no melhor de sua forma. Não esqueça de se alimentar bem.

• Com relação ao vestuário, procure se inteirar a respeito da roupa adequada ao cargo/função ao qual está se candidatando. Verifique ainda se a empresa é formal ou descontraída e escolha a roupa de acordo com o bom senso. Às vezes, candidatos que se vestem bem demais, acabam se comprometendo tanto quanto os que não tiveram cuidado algum. Procure adotar um padrão discreto e elegante.

• Saia de casa com uma antecipação segura em relação ao horário marcado, de forma que você possa estar no local, com 15 a 30 minutos de antecedência. Esse tempo serve para você captar e/ou repassar mentalmente informações que poderão ser úteis no momento da entrevista.

• Procure ser educado, cortês e gentil com as pessoas desde sua chegada.

• Se portar um celular, mesmo ainda na recepção, procure mantê-lo desligado até sua saída do ambiente.

• Pecados capitais: ficar mascando chicletes, usando óculos escuros em ambientes fechados ou pior ainda: coçando distraidamente partes íntimas (cuidado!).

• Relaxe e respire lentamente, não permitindo que seu semblante transpareça traços de ansiedade e/ou preocupação.

• Ao ser anunciado e encaminhado para a sala da entrevista, apenas estenda a mão ao seu interlocutor se esse estender primeiro e antes de sentar na cadeira reservada a você, peça licença e acomode-se confortavelmente, de forma que não precise ficar se mexendo muito.

• Poste-se na cadeira de forma ereta, isso traduz segurança e concentração.

• Não responda as perguntas de forma monossilábica, apenas com “sim e não”. Aproveite as oportunidades para colocar suas opiniões, sem se entender demais, sendo claro e objetivo.

• Olhe nos olhos do seu interlocutor, sem necessariamente encará-lo e não fique olhando demais os objetos e papéis na mesa.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: