Santarém

Santarém, É um município brasileiro do estado do Pará. É o segundo município mais importante do Pará e o principal centro socioeconômico do oeste do estado. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e à microrregião homônima. Situa-se na confluência do rios Amazonas e Tapajós. Está localizado à meia distância entre as principais capitais da Amazônia (Belém e Manaus), distando aproximadamente 800 quilômetros em linha reta. Ficou conhecida poeticamente como Pérola do Tapajós.

Em 2011 sua população foi estimatizada pelo censo demográfico do IBGE em 297 039 habitantes, sendo então o terceiro município mais populoso do Pará (ficando atrás apenas de Belém e Ananindeua), o sétimo mais populoso do norte do Brasil e o 83º de todo o país. Ocupa uma área de 22 887,080 km², sendo que 77 km² estão em perímetro urbano.

Foi fundada em 22 de julho de 1661, sendo então a segunda cidade mais antiga do norte do país (atrás apenas de Belém). Em 1758 foi elevada a categoria de vila e quase um século depois em consequência de seu notável desenvolvimento foi elevada a categoria de cidade em 1948. Está incluída no plano das cidades históricas do Brasil.

Por causa das águas cristalinas do Rio Tapajós, conta com mais de 100 quilômetros de praias que mais se parecem com o mar. É o caso de Alter do Chão, conhecida como “Caribe Brasileiro” e escolhida pelo jornal inglês The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil e a praia de água doce mais bonita do mundo. Lá é o palco de uma das maiores manifestações folclóricas da região, o Sairé, que atrai turistas do mundo todo.

Atualmente está presenciando momentos de expectativas no contexto cultural e politico devido ao movimento em torno da criação do estado do Tapajós, pois é a cidade que está cogitada para ser capital do estado. O plebiscito está confirmado para acontecer dia 11 de dezembro de 2011, do qual todos os eleitores paraenses devem participar da eleição que decidirá sobre a criação dos novos estados brasileiros, neste caso Tapajós e Carajás, ambos fazem parte do desmembramento do Pará.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: