Lição 13: Uploading páginas HTML

Lição 13: Uploading páginas

Até agora somente você conseguiu visualizar suas páginas. Chegou a hora de mostrá-las para o mundo todo.

O mundo está preparado para ver suas páginas?

O mundo está preparado sim – você, em breve, estará também. Para publicar seu trabalho na Internet, você precisa somente de espaço em um servidor e um programa FTP gratuito.

Se você costuma acessar a Internet já deve ter visto que existem vários serviços gratutitos de hospedagem de sites. Seu endereço no servidor será alguma coisa parecida com http://home.servidor.com/~nomedousuario. Você tem que ativar o serviço. Informe-se como fazer isto na documentação fornecida pelo serviço de hospedagem.

Outra opção é obter um espaço gratuito de um servidor na Internet. Isto é igual a registrar uma conta de e-mail (como por exemplo, obter um endereço de e-mail do hotmail) você pode registrar-se gratuitamente para obter um espaço em um servidor na Internet. Existem várias companhias que oferecem este serviço gratuito – entre elas a 000webhost.com (clique em “Order” e escolha membro gratuito – ou faça uma busca no Google para encontrar um serviço gratuito com registro em português) – isto é um processo bem rápido.

Para acessar o servidor você precisa conhecer o “Nome do seu servidor” (Por exemplo, ftp.htmlnet.site50.net) e ter um nome de usuário e senha.

Isto é tudo que eu preciso?

Para acessar o servidor e publicar as páginas você precisa de um programa FTP. Você não deve ter um programa destes ainda, mas existem vários deles na Internet para download e são gratuitos.

Existem muitos programas FTP. Um dos melhores é o FileZilla, e é gratuito . Você pode obter o FileZilla em filezilla.sourceforge.net.

Como eu faço o upload das páginas?

Abaixo fornecemos um exemplo de como fazer isto usando o servidor 000webhost.com e o programa FileZilla. Este procedimento é mais ou menos igual para qualquer programa FTP.

Conecte-se à Internet e abra o programa FTP. Insira “Host Name” (“ftp.htmlnet.site50.net” no “Address”), nome do usuário (em “User”) e senha (em “Password”) clique “Connect”. Você agora tem acesso ao servidor. Em um lado da janela do programa você verá os diretórios e arquivos do seu computador (“Local Site”), e no outro o do servidor (“Remote Site”):

FileZilla

Ache os seus documentos HTML e imagens a serem publicadas (no “Local site”) e transfira para o servidor (“Remote site”) simplesmente dando um clique duplo nos arquivos. Agora o mundo todo poderá ver seu site! (Por exemplo, no endereço http://htmlnet.site50.netpagina1.htm).

Dê a uma das páginas o nome de “index.htm” (ou “index.html”) e ela será automaticamente a página de entrada no site, ou seja, basta digitar http://htmlnet.site50.net (sem qualquer nome de arquivo) e abrirá http://htmlnet.site50.net/index.htm.

Para mais adiante será uma boa idéia comprar um domínio (espaço no servidor) só para você (www.seu-nome.com) e assim ter um nome do site bem mais curto e fácil de guardar que aqueles fornecidos por um serviço gratuito da Internet. Você pode encontrar na Internet várias firmas que vendem domínio. Faça uma busca do Google.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: