WordPress – Atualizando o WordPress Manualmente

Atualizando o WordPress Manualmente

Siga o passo-a-passo para atualizar o WordPress para a última versão, utilizando ferramentas FTP e SSH.

Veja a versão deste vídeo, em texto:

Muita gente têm entrado no site e nos perguntado sobre a atualização do WordPress, se você entrar em seu painel de controle do WordPress agora, você vai ver que sua mais nova versão já está disponível, que é a 2.8.

Inicialmente, recomendamos que ninguém atualizace, pois a versão final estava ainda muito recente. Agora o grupo de atualização do WordPress, já lançou a versão 2.8.1, indicando que a versão 2.8 já está bastante estável.

Vamos atualizar o blog do Juvenal com a última versão do WordPress, que é a 2.8, o único problema é que a atualização automática nem sempre funciona. Na maioria das vezes, não funciona. Então, vamos ter que fazê-la manualmente.

Se você assistiu o vídeo anterior que mostra como instalar um plugin, pode até repetir o processo, mas o processo de envio de arquivo será bem mais demorado, pois se trata de muitos arquivos PHP. Vamos mostrar uma técnica bem avançada, se você é usuário iniciante, não recomendamos que você faça a atualização manualmente, mas se você quiser tentar ou experimentar, ou se for um usuário intermediário, vamos te mostrar o processo.

Tínhamos mostrado que a ferramenta FileZilla, é uma ferramenta de FTP bem poderosa, gratuita e multiplataforma. O processo de instalação é simples, é só você baixar, instalar o arquivo e criar um novo servidor, a gente vai ver como é que é.

E nesse vídeo, vamos utilizar também uma ferramenta chamada Putty, que você encontra em http://www.putty.org, nós baixamos a versão para Windows, se você usa Linux ou MAC Os, basta que utilize o seu protocolo SSH, que é o acesso remoto seguro.

Em seguida, salvamos o arquivo e já vai aparecer na lista de downloads e vamos poder usar depois. Voltando para o painel, atualize a versão 2.8 no link disponível, onde você terá várias opções e poderá instalar automaticamente ou fazer um download.

Se você tentar atualizar automaticamente e conseguir vai ser perfeito! Mas normalmente não funciona. Para isso, basta fazer o download manualmente da versão 2.8 para fazer a instalação, o arquivo é pequeno de apenas 2.5 megas. Terminado, terá que fazer um processo um pouquinho complicado: você vai ter que abrir a pasta e descompactar esse arquivo, terá que extrair ele, que vai gerar uma pasta “wordpress”, com todos os arquivos.

Depois abra a pasta “wordpress” e nela estão os arquivos que você vai precisar, na verdade se você mandar esse arquivo zipado e descompactá-lo dentro da pasta “juvenal” por exemplo, ele vai ter a pasta “wordpress” dentro. Pois foi descompactada para compactar novamente, na verdade não queremos essa pasta “wordpress” lá dentro. Então selecione todos os arquivos (Ctrl + A), clique com o botão direito e selecione a opção “Enviar para… Pasta Compactada (zípada)”. Será efetuada a compactação novamente, note que o processo é local, não está sendo usada a Internet, se você fosse usá-la iria demorar muito tempo, aproximadamente uma hora e meia.

Demos o nome de “novowordpress.zip” para o arquivo gerado e é ele que será enviado pelo FileZilla. Chegue a janela das pastas para o lado, abra a janela do FileZilla, nossa ferramenta de FTP e mandaremos conectar ao servidor.

Só relembrando: você tem o “Endereço ftp” (ftp. o seu domínio), em nosso caso: ftp.comocriarmeusite.com.br . Poderá deixar a “Porta” vazia e o programa vai identificar qual a melhor. O nome do “Usuário” é comocriarmeusite, é o nome do seu site (sem o .com.br, sem o sem o ftp ou www na frente) e a sua senha (a mesma de acesso ao painel de controle da Hostnet). Depois clique em “Conectar”.

Abra a pasta “www” onde estão os arquivos e é para ela que enviará o arquivo zipado. Só lembrando: não tente arrastar o arquivo zipado para dentro de uma pasta, coloque-o na área livre onde estão os arquivos normais. O programa fará o upload, que será bem rápido.

Agora você vai precisar da ferramenta Putty, volte ao seu navegador e veja em seus downloads, para vê-los em seu Firefox, clique em Ctrl + J. Veja os arquivos do Putty, o navegador vai perguntar se deseja executá-lo e você escolherá essa opção.

Na ferramenta indique o nome do host que é o seu domínio (sem www e ftp. na frente) e clique em “Open”, automaticamente aparecerá a tela do terminal.

O nosso login é: comocriarmeusite (coloque o nome de seu domínio sem a extensão) e a senha, que a mesma de acesso ao painel Hostnet.

Vamos mostrar alguns comandos bem simples:

– Se usar o comando ls, o programa vai te mostrar a listagem de arquivos (temos uma pasta www lá)
– Para entrar dentro da pasta “www” utilize o comando cd www ( ou cd + o nome da pasta)
Mas uma vez vamos usar o ls para ver o que está dentro da pasta www e você vai notar que ela tem vária pastas, inclusive o arquivo da pasta “novowordpress.zip” (indicado em vermelho), que nós acabamos de enviar.
– Para descompactar um arquivo, use o comando unzip (dê um espaço e informe o nome do arquivo), em nosso caso fica assim: unzip novowordpress.zip. Depois aperte o “Enter” .
O programa vai perguntar se você deseja sobrescrever todos os arquivos, coloque a A para escolher a opção todos (all), aperte “Enter”.

Toda descompactação está sendo feito automaticamente, teríamos que enviar cada arquivo por ftp, se não soubéssemos essa técnica. Essa é a maneira mais rápida de você atualizar o seu WordPress.

O processo de descompactação demora um pouco, mas em torno de 30 segundos a operação será finalizada e então poderá sair do terminal digitando “exit“. O Putty será fechado.

Agora vamos ver se realmente funcionou, dando uma atualização no painel de controle do WordPress. Aparecerá uma mensagem informando que será necessário atualizar o banco de dados, clique apenas na opção para atualizar, não é preciso fazer nada. Em pouco tempo será concluída, clique em “Continuar” e sua nova versão estará instalada.

Depois logue-se de novo no painel do WordPress, pois o cache foi limpo já que está com uma nova versão da ferramenta.

A mensagem do WordPress não está mais aparecendo, no final da tela à direita, você pode ver que já aparece a versão 2.8. Veja se seu blog está funcionando perfeitamente também. Todos os plugins foram atualizados automaticamente, as falhas que existiam já foram corrigidas, em nosso caso, o plugin de fotos já está funcionando…

A atualização do WordPress já está sendo recomendada, se você for um usuário bem iniciante, entre em contato com o Suporte da Hostnet e peça essa atualização.

Continue mandando suas dúvidas, e na medida do possível faremos mais vídeos.
Tags:, ,

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: