WordPress – Atualizando Plugins Manualmente via FTP

WordPress – Atualizando Plugins Manualmente via FTP

Se a atualização automática de plugins não funcionar, você deve utilizar uma ferramenta FTP para atualizar manualmente

Versão em texto do vídeo:

Se você tentou realizar a atualização de algum plugin e o próprio Super WordPress disse para você que não é possível ou retornou qualquer outro erro, você vai precisar realizar esta atualização manualmente. Este processo não é tão simples quanto a atualização automática, mas se você seguir os passos que eu vou passar agora vai ser simples atualizar.

A primeiro coisa que devemos fazer é utilizar um aplicativo qualquer para realizar a transferência via FTP. FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo que significa “Protocolo de Transferência de Arquivos” e você vai precisar utilizá-lo para colocar arquivos em seu servidor.

Uma solução simples, gratuita e multi-plataforma é o FileZilla, que você encontra no site: http://www.filezilla-project.org/ .

Vamos entrar neste site e fazer o download da versão para clientes. No meu caso, estou utilizando o Windows, mas você pode baixar a versão para Linux, Mac OS X e outros. O download é bem rápido, salve o FileZilla em seu computador e execute-o clicando duas vezes. A instalação é como a instalação de qualquer outro programa. Terminado o processo, vamos abrir o FileZilla.

A primeira coisa que devemos fazer é cadastrar o nosso servidor de FTP, e, para isso, vamos abrir a opção “Abrir Gerenciador de Sites”. Esta opção fica localizada abaixo do menu “Arquivo” na parte superior da página.

Ao clicar sobre esta opção é aberta uma nova janela. Nesta nova janela, localize o botão “Novo Site” na lateral esquerda da página. Quando clicamos neste botão, uma nova janela é aberta novamente, localize o campo “Tipo de Login” e altere de “Anônimo” para “Normal”.

Agora, o campo abaixo é o campo “Usuário”, o nosso usuário é o nome de nosso site sem a extensão (.COM.BR, .COM, .NET, etc.). Em meu caso, caso eu esteja me conectando ao FTP do site “meudominio.com.br”, o meu usuário seria apenas “meudominio”.

Lembre-se de informar sua senha de FTP, que a mesma senha utilizada para acessar o Painel de Controle ( https://painel.hostnet.com.br/ ).

Na mesma janela, no topo, há o campo “Host”. No campo “Host” devemos digitar o endereço do nosso servidor de FTP. Por exemplo: continuando com o exemplo do domínio “meudominio.com.br”, o “Host” deste domínio seria “ftp.meudominio.com.br”, ou seja, foi adicionado o prefixo “ftp.” ao domínio que estamos configurando.

Ao lado há o campo “Porta”, que podemos deixar em branco. Mas, caso necessário, utilize a porta “21”.

Finalizamos o cadastro de nosso site no programa FileZilla. Clique no botão “OK” no final da janela.

Localize novamente a opção “Abrir Gerenciador de Sites”, abaixo do menu “Arquivo” na parte superior esquerda. Ao lado desta opção há uma seta, clique sobre ela e será exibido o cadastro de nosso servidor. Basta clicar sobre ele.

Pronto, estamos conectados ao nosso servidor de FTP. Localize, na lateral inferior direita do programa, a área contendo os diretórios de sua hospedagem na Hostnet. Dentre elas, as padrões são: “/www”, “/tmp” e “/ultramail”. Devemos clicar duas vezes sobre o diretório raiz, que é o “/www”.

Como desejamos atualizar um plugin, devemos acessar a pasta “/wp-content” e depois “/plugins”. A pasta “/plugins” é onde estão todos os plugins que são instalados automaticamente pelo Super WordPress.

Em nosso caso, vamos acessar o painel administrativo do WordPress e verificar qual plugin está desatualizado. Para isso, dentro do painel, localize o menu “Plugins” na lateral esquerda da página e depois em “Instalados”. Nesta página vamos procurar um plugin que ainda não foi atualizado, em meu caso, encontramos o plugin “NextGEN Gallery”.

Dentro do nosso Super WordPress, este plugin, que geralmente não é instalado manualmente, encontra-se na versão 1.2.1 e sua nova versão disponível é a 1.3.3. Há um aviso abaixo do nome do plugin sobre a necessidade da atualização, note que há um link chamado “Faça o download da versão 1.3.3 aqui”, este link irá variar de acordo com a versão que você deseja baixar.

Clique com o botão direito sobre este link e abra-o em uma nova aba de seu navegador. Assim o painel administrativo do Super WordPress continuará aberto.

Na nova página que acabamos de abrir, devemos localizar e clicar no link “Página de plugin do WordPress.org”. Este link localiza-se na lateral direita da página.

Ao clicar sobre ele será aberto a página do “NextGEN Gallery”, que foi o que escolhemos. Clique no botão “Download” localizado na lateral direita da página e será exibido uma tela para salvar o arquivo. Dependendo do navegador esta tela pode mudar um pouco, mas o objetivo é sempre o mesmo.

Ao terminar de baixar o plugin na nova versão, você terá o arquivo “NextGEN-Gallery.zip” no seu computador. Agora devemos descompactar este arquivo “.zip”, ao terminar de descompactar será gerado a pasta “nextgen-gallery”. Se você está atualizando outro plugin, obviamente a pasta criada será outra.

No nosso caso nós precisamos mover esta pasta que se chama “nextgen-gallery” para dentro do nosso FTP através do FileZilla. É preciso que eu arraste a pasta “nextgen-gallery” para o local de destino, mas não posso simplesmente a arrastar pois posso a enviar para dentro de uma sub-pasta e assim o plugin não irá funcionar.

Devemos ter atenção neste momento, se arrastarmos esta pasta para o local de destino e for exibida uma marca azul não envie a pasta, envie apenas se não for exibida nenhuma marca azul, que significa que a pasta foi selecionada.

Quando enviarmos a pasta, será exibido uma nova janela informando que uma pasta com o mesmo nome já existe. Como estamos atualizando um plugin de nosso Super WordPress, esta mensagem deve ser exibida.

Nesta mesma janela devemos marcar a opção “Sobrescrever” e também “Sempre usar esta ação”. Pois a nova pasta que estamos enviando possui a nova versão do plugin NextGEN Gallery, e devemos enviar todos os arquivos, por este motivo vamos marcar a opção “Sobrescrever” e “Sempre usar esta ação” e depois clicar no botão “OK”.

Agora a transferência está sendo feita. Se você perceber, na parte de baixo do FileZilla, é exibido os arquivos sendo enviados e, na parte de cima do FileZilla, o tráfego. Não é necessário entender nenhum destas informações, basta aguardar o processo terminar.

Ao terminar, volte ao painel administrativo do WordPress. Vá novamente até ao menu “Plugins” e localize o plugin que acabamos de atualizar. No nosso caso o plugin é o “NextGEN Gallery”, podemos perceber que abaixo deste plugin a mensagem sobre a atualização não é mais exibida e a versão foi alterada para a nova. Podemos ativar o plugin normalmente.

Muito cuidado com o uso da ferramenta de FTP, pois ela é para usuários avançados. Mas no caso de atualização de plugins o processo de manipulação é bem simples. A atualização manual de plugins foi uma dúvida de vários de nossos visitantes do site.

Qualquer problema que você tenha de hospedagem, nos envie sua pergunta para nós e, na medida do possível, nós vamos disponibilizando os vídeos conforme as dúvidas forem surgindo. Continue visitante o site, vendo as aulas e fazendo seu site crescer cada vez mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: