WordPress – Barra Lateral

Barra Lateral

A barra lateral mostra várias funções importantíssimas do site, e pode fazer grande diferença para a organização do seu blog. Aprenda como configurar os widgets do WordPress e veja como personalizar ainda mais a área do seu site e de quebra entenda o que é uma nuvem de tags

Versão em texto do vídeo:

Quando você instala o Super WordPress, uma barra lateral padrão é automaticamente criada para que você veja o resultado imediato, mas você pode ainda personalizar o ambiente para que ele fique mais organizado e claro para os seus visitantes pois, cada caso é um caso.

Para gerenciar a sua barra lateral, vamos primeiro acessar o painel administrativo, uma vez no painel vamos clicar em ‘Aparência’ e acessar ‘Widgets’. Em ‘Widgets Atuais’ configuraremos nossa barra lateral.

No tema escolhido para o site demonstrado no vídeo, nós temos apenas uma barra lateral, mas você pode encontrar vários temas adicionais que tenham até três barras laterais. Basta escolher qual barra configurar em ‘Widgets Atuais’.

No nosso padrão, nós temos as barras ‘Pesquisar’, ‘Categorias’, ‘Páginas’, ‘Arquivos’ e ‘Meta’. Todas essas barras estão disponíveis, mas podemos organizar conforme a nossa necessidade, por exemplo: selecionamos primeiro ‘Categorias’. Foi adicionada! Próximo: ‘Meta’, depois ‘Pesquisar’.

Com essas três selecionadas, também é possível organizá-las para que fiquem em uma melhor posição. Por exemplo: ‘Categorias’, ‘Pesquisar’ e ‘Meta’.

Ainda é possível editar características como por exemplo, o título que pode ser ‘Áreas do Site’ ao invés de ‘Categorias’. Se quiser, poderá mostrar o número de postagens e mostrar a hierárquia.

Cada uma tem sua maneira de configurar, ‘Pesquisar’ por exemplo, não tem opções. Por exemplo, vamos adicionar ‘Tópicos Recentes’, podemos configurá-lo também, a quantidade de posts a exibir. Se não quiser mais algum item, basta ‘Editar’ e removê-lo.

Salvando as alterações, vamos ver como ficou o site. Agora nós temos as áreas, conforme escolhemos.

Um recurso que ajuda na navegação de seu site, é a ‘Nuvem de Tags’. Uma ‘Nuvem de Tags’ mostra os assuntos mais tratados no seu site e escreve as palavras mais abordadas com maior destaque.

Normalmente criar uma ‘Nuvem de Tags’, não é uma tarefa muito simples, para programadores mas para quem usa o WordPress já tem esse recurso incorporado. Vamos ativá-lo. Basta selecionar ‘Nuvem de Tags’ e adicionar.

No vídeo, poderá verificar que reorganizamos as categorias e salvamos as alterações. Em seguida, o site é atualizado para verificar a ‘Nuvem de Tags’.

Por enquanto nossa ‘Nuvem de Tags’ está bem pequena, mas conforme seu site vai evoluindo ela serve de referência para seus visitantes.

Ao ativar alguns plugins, mais Widgets são incorporadas a sua lista e quem tem o Super WordPress já conta com inúmeros plugins.

Nós temos mais alguns vídeos que explicam a função dos principais plugins do Super WordPress. Personalize a sua barra lateral, pois seus visitantes devem ter a navegação clara e acesso imediato a todas as áreas do seu site.
Tags:, , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: