WordPress – Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

O NextGEN Gallery é um dos plugins mais famosos para WordPress e permite a criação de galerias de fotos com efeitos de transição automática que vão dar um tom profissional a qualquer blog. Esse tutorial vai te explicar como ter seu álbum de fotos em seu blog no WordPress.

Versão em texto do vídeo:

Como padrão o WordPress não nos permite criar e gerenciar galeria de fotos, mas vários programadores criaram plugins específicos para organizar todas as fotos e publicá-las em um blog. O plugin mais famoso é o NextGEN Gallery. Instalar e configurá-lo não é uma tarefa tão complicada assim, mas pra quem é cliente Hostnet e usa o Super WordPress já tem essa galeria instalada e configurada, assim o seu único trabalho vai ser escolher as fotos que vai querer publicar.

O primeiro passo ativar o plugin, vamos então ao nosso painel adminitrativo. No menu lateral acesse a sessão ‘Plugins’ e clique em ‘Instalados’.

Olhando a lista de plugins inativos vamos procurar ‘NextGEN Gallery’ e clicar em ‘Ativar’. Agora o seu blog também já pode ter uma galeria. A partir de agora o seu menu contém mais um ícone que é o ‘Gallery’, vamos expandi-lo e clicar em ‘Add Gallery’. A adição da galeria de imagens pode ser feita manualmente, mas o plugin é tão completo que podemos deixar o WordPress cuidar disso tudo sozinho.

Como exemplo selecionamos algumas fotos para nossa galeria, vamos compactar esses arquivos e enviá-lo de uma vez só para nosso blog. Selecionamos todos os arquivos, deixando um deles de fora, clicamos com o botão direito e escolhemos a opção ‘Enviar Para Pasta Compactada’.
Automaticamente criamos um arquivo compactado, chamado de ‘FotosIBMPC.zip’. Esse arquivo .zip é o que vamos mandar para a galeria.

Voltamos para o WordPress e clicamos em ‘Upload a Zip-File’, selecionamos o arquivo, acessamos a pasta ‘FotosIBMPC’, abrimos.

Se quisermos podemos criar uma nova galeria, ou adicionar os arquivos zip a ma galeria existente. Como nós não temos nenhuma galeria, não há necessidade. Em seguida, clicamos em ‘Star Upload’.

Automaticamente além do ulpload são criadas as miniaturas das fotos, você não precisa se preocupar com nada porque o ‘NextGEN’ faz tudo pra você.
A galeria já foi criada e vamos acessar ‘Gallery’ e clicar em ‘Manage Gallery’.

Então veremos a primeira galeria. O nome foi padronizado, mas podemos editá-lo, clicando nele e inserindo o desejado. É possível criar também uma descrição para a galeria. Em seguida, salvamos as alterações realizadas antes de prosseguirmos.

Logo abaixo pode-se inserir um título e descrições para cada uma das fotos. Também é possível utilizat tags, da mesma maneira utilizamos para as postagens. As tags vão servir para indexação nos sites de busca dessas imagens.

Em seguida preenchemos os campos listados rapidamente (poderá acompanhar pelo vídeo) e feitas as alterações, clicamos em ‘Salve Changes’ e automaticamente a galeria foi criada.

Vamos agora criar uma postagem, acessamos o item ‘Posts’ e clicamos em ‘Adicionar Post’. Depois inserimos seu título e texto. Olhando a barra superir, no canto direito da tela, encontramos o botão do ‘NextGEN’. Clicando nele, podemos escolher qual galeria adicionar. No nosso caso, vamos adicionar a primeira galeria criada, com as fotos do IBM PC.

Podemos escolher a opção ‘Image List’ (como uma lista de imagens), como ‘Slide Show’ ou como ‘Imagebrowser’. Você pode testar essas opções.
Colocaremos a ‘Image List’, onde teremos as miniaturas e quando clicamos a imagem expande. Em seguida, clicamos em ‘Insert’.

A linha de código inserida no post, referente a galeria alterada deve ser somente alterada caso o usuário tenha conhecimento avançado no plugin ‘NextGEN’. Caso queira criar outra, o ideal é que você apague essa linha e clique novamente no botão ‘NextGEN’.

Vamos terminar a postagem para a publicarmos (Veja o preenchimento de outros campos através do vídeo).

Verificamos em seguida como ficou o site, … A galeria foi criada automaticamente e se clicarmos em qualquer foto, ela será ampliada. Todos esses recursos visuais são feitos automaticamente pelo ‘NextGEN’, você não precisa se preocupar com nada disso e já terá sua galeria.

Embaixo da foto é possível inserir uma descrição sobre ela, tudo feito automaticamente, sem trabalho de forma simples pro seu blog.

Vamos agora adicionar aquela foto que ficou faltando adicionar no ínicio.
Selecionamos todas elas, mas faltou colocar a ‘IBMPC05.jpg’, na mesma galeria.

Voltando ao painel administrativo, clicando em ‘Gallery’, ‘Add Gallery / Images’.
Em seguida, realizamos o ‘Upload’ de uma imagem específica, colocamos a que ficou faltando e adicionamos a imagem na galeria escolhida.

Depois clicamos em ‘Manage Gallery’, para visitar a galeria, que nosso caso é a ‘Primeiras fotos do IBM Pc’ e ver se a imagem foi adicionada.

Em seguida, podemos renomear a imagem e mudar a ordem da galeria, ou seja mudar a ordem das imagens, basta clicar em ‘Sorty Galery’ e escolher a ordem desejada. Depois de terminado, atualize a galeria clicando em ‘Update Sort Gallery’, em seguida veja se a galeria foi atualizada.

Automaticamente vemos a ordem das imagens estabelecida antes, a nova imagem foi adicionada, tudo muito simples e prático.

Podemos ainda colocar fotos individuais, como por exemplo – verificamos na postagem – em ‘Editar’, em cima do texto que estamos trabalhando agora, queremos inserir uma imagem específica. Clicamos no botão do ‘NextGEN’ >> ‘Picture’ e selecionar a imagem desejada.

Em nosso exemplo, colocamos a 05, que tinha sido colocada recentemente no site. Selecionamos um tamanho padrão, mas você pode mudar as dimensões da imagem, colocar algum efeito, escolher o modo de alinhamento (colocamos alinhado à direita) e inserimos. Foi criada uma linha de código que não pode ser alterada, atualizamos o post e em seguida, atualizamos o site.

Como podem verificar no vídeo, a imagem foi colocada ao lado do texto. É uma das imagens da galeria, mas foi colocada como imagem principal do post, ela não está em um tamanho padrão, mas está proporcional ao seu tamanho original e se clicarmos nela podemos vê-la de forma ampliada.

O NextGEN, é uma ótima opção para gerenciar suas fotos, ao invés de deixar o WordPress gerenciar sozinho. Esse plugin é gratuito e qualquer um pode utilizar o WordPress, mas só os assinantes Hostnet usam o NextGEN, sem ter o trabalho de instalá-lo.

Veja muitas outras dicas sobre o WordPress aqui e saiba mais detalhes sobre o Super WordPress acessando o site: http://www.hostnet.com.br/.
Tags:, ,

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: