WordPress – Modificando Permissões de Pastas e Arquivos

WordPress – Modificando Permissões de Pastas e Arquivos

Toda esta proteção tem uma justificativa: a preocupação com a segurança de um site deve ser levado em conta já que seus arquivos estão disponíveis a qualquer um que quiser acessá-los. Por isso o WordPress possui algumas pastas onde não temos permissão para fazermos qualquer tipo de alteração.

Porém, em alguns casos, podemos querer mudar estas permissões temporariamente para fazer alguma atualização. Como por exemplo: algumas características de nosso tema. Vamos ver um exemplo em nosso blog, primeiro acesse o seu painel administrativo do WordPress.

Dentro do painel administrativo, localize o menu “Aparência” e clique no item de menu “Editor”. Por padrão, ao acessar o editor de temas, não temos a permissão para alterar qualquer tipo de arquivo. Se tentarmos alterar o arquivo de cabeçalho (header.php), por exemplo, será exibido a seguinte mensagem abaixo do código do arquivo: “Você precisa tornar este arquivo gravável para poder salvar suas alterações. Consulte o Codex para mais informação.”

Para alterar a permissão, vamos recorrer ao Filezilla FTP novamente. O FileZilla pode ser baixado através do seguinte endereço:
http://filezilla-project.org/

Deixe o painel administrativo aberto, abra o FileZilla e digite o endereço de host, seu nome de usuário e sua senha de FTP e se conecte-se ao servidor, estes procedimentos podem ser visualizados também através do nosso tutorial sobre como utilizar o FileZilla.

Vamos voltar ao painel do WordPress para vermos qual é o nome do nosso tema. Na página onde estávamos, do lado direito, é exibido o nome dos arquivos e acima há o nome do tema. O nome do tema do blog do Juvenal é o “Wpdarkredwhite”. Mas cada um terá um tema diferente, o importante é você identificar o nome do tema que você está utilizando.

Vamos voltar ao FileZilla e, depois de conectado, clicar no diretório WWW. Seguidamente na pasta “www/wp-content/” e vamos entrar na pasta de temas, a pasta “www/wp-content/themes”. Na pasta de temas, devemos procurar o tema que está sendo utilizado. Em nosso caso: a pasta “wpdarkredwhite”.

Agora vamos clicar com o botão direito sobre o nome pasta e clicar sobre a opção “Permissões dos Arquivos”. Note que será aberto uma nova janela, nesta janela será exibido as permissões do proprietário, as permissões de grupo e as permissões públicas. Verifique que as permissões de grupo e permissões públicas não podem “Gravar” e “Escrever”, somente estas opções não estão marcadas.

Marque as opções “Gravar” e “Escrever” para permitir a estes grupos gravar. Selecione também a opção “Retrair em subdiretórios” e depois a opção “Aplicar a todos os arquivos e diretórios”. Clique em “OK”.

Depois que este processo terminar, basta atualizar a página do painel do WordPress onde estávamos editando o cabeçalho e você vai notar agora que você pode realizar qualquer alteração no arquivo, pois a opção “Atualizar arquivo” vai estar habilitada abaixo do código-fonte do arquivo que estivermos alterando.

A minha recomendação é que, depois de alguma alteração, você volte ao FileZilla, clique com o botão direito sobre a pasta novamente e desmarque a opção “Gravar” na área “Permissões de grupo” e depois desmarque a opção “Escrever” na área “Permissões Públicas”, voltando ao normal. Mais uma vez, selecione a opção “Retrair em subdiretórios” e “Aplicar a todos os arquivos e diretórios”. No final, clique no botão “OK”.

Este procedimento vai garantir a segurança de seus arquivos contra usuários maliciosos.

Por exemplo: adicionamos a permissão à pasta do nosso tema, efetuamos a alteração no arquivo desejado dentro do painel administrativo e depois retiramos a permissão. Quando atualizarmos a página WordPress não será mais possível realizar nenhuma alteração, pois a permissão foi retirada.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: