Joomla – Como alterar temas

Como alterar temas

Veja como modificar o tema padrão de um site em Joomla.

Versão em texto do vídeo:

Após instalar o Joomla em no nosso site, ele já vem com uma quantidade de informações pré-definidas como exemplo para que você possa se guiar na hora de criar seu próprio portal.

Vamos aprender como fazer as configurações iniciais do painel de controle desse poderoso CMS. No meu caso, instalei o Joomla em http://www.comocriarmeusite.com.br/portal se você instalou em seu diretório inicial basta que digite o endereço do seu site para acessar. Para entrar no painel, basta informar o mesmo endereço e logo depois vamos colocar a palavra ” administrator “. O nome de usuário inicial é “admin” e a senha é a mesma de acesso ao painel.

Na tela inicial, vamos fazer a primeira configuração básica. Os temas do Joomla são altamente configuráveis, mas o grande problema é que cada um tem a sua própria configuração.

Por exemplo neste tema em especial, vamos clicar em “Extensões” e “Administrar tema”. O tema que está ativo é o milkway. Ao clicar sobre ele, eu edito suas configurações como por exemplo “Cor” e “Plano de fundo”. Vamos alterar estas opções como exemplo e clicar em “Aplicar” e voltar ao site para atualizar e ver as alterações. Este tema particulamente tem poucas opções, vamos utilizar um tema melhor. Uma coisa que complica as vezes quem tá começando a utilizar o painel do Joomla é que o menu não vai aparecer nesse módulo, é preciso clicar em “Salvar” ou em “Fechar” para o menu voltar. Caso não seja possível clicar nos menus, você deve localizar o botão “Salvar” ou “Fechar” ao lado direito pois você está configurando algo e não pode voltar aos menus enquanto não terminar essa configuração.

Vamos voltar aos temas, vou escolher o “Purity” que particulamente gosto mais. Vou selecioná-lo e transformá-lo em meu tema padrão, deverá aparecer uma estrela ao lado direito dele e para isso basta selecionar e clicar lá em cima em “Padrão”. Ao acessar o site e atualizar a página o template já estará alterado.

Para ter uma idéia, vamos clicar o sobre o nome do template que escolhemos anteriormente e podemos observar que existem muitas outras opções para poder configurar, como por exemplo, “Tipo de logo” vou colocar como texto inicialmente, depois colocaremos uma imagem melhor. Podemos observar que o site já vem com a logo do Joomla, mas vou querer por minha própria logo, mas isso será mais à frente quando iremos aprender um pouco mais. Por enquanto, vamos remover a logo do Joomla e colocar o título do nosso site no campo “Texto do logo”. Em “Slogan” vamos colocar uma frase que será vista abaixo do logotipo, depois vamos clicar em “Aplicar” e atualizar o site. Agora já aparecerá o título do meu site e abaixo a frase que digitei anteriormente.

Este tema é bastante interessante pois ele já vem com bastantes recursos como por exemplo gerar PDF, imprimir certas notícias, enviar por e-mail, aumentar e diminuir o tamanho da letra ou seja, o tema se adapta a necessidade do visitante do site.

Podemos também nas configurações, alterar a cor do tema em “Temas do cabeçalho”. Vamos clicar em “Aplicar” e como característica desse tema, além da cor ele altera a imagem. Além disso podemos alterar outras cores, como por exemplo os elementos primários que atualmente estão com a cor preta, podem ser alterados na opção “Elementos primários” e ao alterar sempre clique em “Aplicar”.

Mais à frente veremos mais configurações do Joomla, algumas visuais e algumas comportamentais no seu site.

Uma iniciativa Hostnet
Tags:CMS, Joomla, Temas

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: