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Conheça a teoria dos 5 s,

Treinamento para Gerentes – Supermercado Santa Margarida

maio 2, 2012

Cada vez mais os supermercadistas estão buscando gerenciar sua loja com foco em resultados. Pensando nisto o Supermercado Santa Margarida, localizado em Baureri, SP com cerca de 50 funcionários está realizando o curso de formação de gerentes desenvolvido pela RTC Consultoria.

O módulo  ”Indicadores do gerente de loja”  ministrado pela consultora Betty Torres teve como objetivo principal capacitar os gerentes para que possam administrar a loja com conhecimento nos valores e na utilização correta de ferramentas que estão a  disposição no sistema utilizado pelo supermercado.

Todo conhecimento aplicado no treinamento já está sendo colocado em prática, pois agora os gerentes fazem o acompanhamento das vendas diárias da loja e dos principais setores, tais como Açougue, FLV, Padaria, Peixaria e Frios não somente para se atualizarem dos resultados de vendas, mas principalmente para saber se conseguiram atingir a meta diária e através da rotina de preenchimento do gráfico de acompanhamento das vendas bem como para conhecer  os melhores e piores dias de vendas de cada setor para que desta forma possam ser implementadas as ações de melhoria.

Tudo isto é possível devido ao sistema de comunicação visual dos resultados denominado “Operação a Vista” que consiste na exposição de cartazes, formulários e murais expostos nos setores que são preenchidos diariamente pelos gerentes proporcionando um maior envolvimento da equipe na busca de ações corretivas que possam auxiliar no crescimento dos setores.

Além disso, no fechamento dos resultados do mês os gerentes preenchem uma Planilha com os TOP 10 de RUPTURAS que permite   acompanhar a venda e o estoque dos principais produtos vendidos para que não haja falta destes itens.

Outra atividade muito importante dos gerentes é acompanhamento do TOP 10 AVARIAS , que consiste num ranking que monitora a evolução/involução das perdas na loja. Tendo estes dados em mãos os gerentes buscarão as causas e farão as correções necessárias, tais como rendimento dos produtos, controle da armazenagem, recebimento dentre outras.

“O gerente, como a própria palavra diz, é aquele que mostra o caminho com planejamento, quem lidera e administra precisa também ter o conhecimento dos indicadores sintéticos de sua loja, não só das vendas, avarias, mas também, saber onde poderá economizar, para tanto ele terá conhecimento das despesas básicas como água, luz, telefonia, folha de pagamento, horas extras, valor do ticket médio, valor de cancelamento na frente de caixa, dentre outros.” 

Comenta Betty Torres

Fonte: RTCConsultoria

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